PESSOAL // 7 Lições Que Aprendi em 2016

Para quem ainda não percebeu, o ano de 2016 não foi de todo o meu ano. Aliás foi um desastre, por isso hoje para fechar aquele que é o último dia e a última publicação do ano deixo-vos com 7 lições que eu aprendi durante 2016.

1. Agradecer

Agradecer deve ser uma rotina, dizer obrigado a tudo, desde o senhor que te serve o café pela manhã e a mim própria ao fim do dia. Devemos ser gratos por muito que nos pareça que o mundo está do avesso e pode ser difícil ao inicio mas quando se tornar uma rotina o mundo torna-se muito melhor. Há coisas pelas quais eu agradeço todos os dias: ter uma família que se ama incondicionalmente, um lar acolhedor e quente nas noites mais frias, uma alimentação sem falhas e um grupo de amigas que está comigo para o bem e para o mal.

2. Mais não é igual a melhor


Com 26 anos, gostava de já ter tido esta mudança de pensamento há mais tempo, mas chegou agora e esta é uma máxima que pretendo adoptar para o resto da minha vida. Com isto quero dizer que aprendi que não é um ordenado maior, um emprego com mais estabilidade ou muito sucesso que nos vai trazer a felicidade e a paz que procuramos. Estou no meu terceiro emprego do ano, com um ordenado bastante inferior e fora da minha área de estudo mas tenho comigo uma equipa cheia de boas vibrações, carinhosa e cheia de energia. Desisti de ter um armário cheio de camisas e gavetões cheios de sapatos que não uso para ter apenas alguns que gosto muito e que vão durar mais tempo.

3. As pessoas não são todas iguais, não podemos mudar ninguém e cada um tem o seu tempo de aprendizagem

Não somos todos iguais, cada um tem o seu ritmo e devemos dar espaço e liberdade ao outro para fazer as suas escolhas tal como nos dão a nós.

Ao longo do ano deparei-me com pessoas menos boas, duas em especial que tinham (e têm) uma forma de ver o mundo muito própria e que não olham a meios para alcançar os seus fins, tive de as respeitar ainda que não tenham tido respeito por mim porque simplesmente não posso mudar as suas ideologias porque não são iguais as minhas.

Quanto ao tempo de aprendizagem, é isso mesmo. Há pessoas que demoram mais tempo a aprender determinadas lições que nos parecem bastante óbvias, isso não faz das pessoas menos inteligentes mas sim com ritmos diferentes.

4. Podemos dizer que não e as pessoas tóxicas não têm de estar na nossa vida

Dizer não "não, obrigada", "não estou interessada", "não preciso de ti na minha vida" dizer não às coisas e não às pessoas que nos fazem mal. Se não temos espaço para mais uma cafeteira ou um livro podemos dizer "não", se não queremos algo que nos estão a oferecer podemos dizer "não" e acima de tudo dizer "não" às pessoas que não nos fazem bem! Se estamos desconfortáveis com alguém, se não gostamos das pessoas como no passado, se as pessoas nos trazem ansiedade ou sentimentos menos bons ao nosso coração podemos e devemos excluir essas pessoas da nossa vida. Já repararam que os nossos pais por norma conhecem muitas pessoas mas têm muito poucos amigos? Pois é, eles tal como nos já passaram por isto e eliminaram as pessoas que não eram as melhores companhias.

5. Ninguém morre de ansiedade

Eu sou ansiosa desde que me lembro, tenho ataques de pânico desde miúda e este ano a ansiedade foi o sentimento mais bem sucedido. Já tinha tido muitos ataques de ansiedade, mas este ano eu entrava em ansiedade só de pensar que podia entrar em ansiedade. Tive muitos momentos de coração apertado, faltas de ar, dormência nas mãos mas não morri porque ninguém morre de ansiedade e ela pode ser controlada com pequenos exercícios diários.

6. A vida corre melhor quando pensamos positivo

É exactamente aquele cliché de "pensamentos positivos atraem coisas positivas". Acordar e pensar que o dia vai correr bem, foi a melhor técnica que arranjei para controlar a ansiedade e para conseguir viver uma vida mais calma. Não há grande coisa a dizer sobre isto, apenas que pensar positivo ajuda muito.

7. O futuro é hoje

Disseram-me isso no dia em que disse que tinha medo do futuro, estas palavras com certeza vão ficar marcadas na minha vida e no meu coração.

E vocês que lições aprenderam em 2016?

Meus amores, boa passagem de ano. A todos os que desejo é que tenhamos um ano melhor melhor, com aquilo que precisamos e muita paz e saúde. Beijinhos e não se esqueçam de me seguir nas redes sociais (Facebook | Instagram | Bloglovin).

8 comentários

  1. Subscrevo na íntegra :)

    Que 2017 seja igualmente maravilhoso!
    Beijinhos
    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Acho que andei a ter as mesmas lições que tu, principalmente podermos dizer não e agradecer! Gratidão é um bem maravilhoso *

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  3. Tive as mesma lições que você, principalmente quando diz: Mais não é igual a melhor. Com certeza foi o que mais aprendi em 2016.
    Desejo a você um grande 2017! Já estou seguindo o blog <3
    Beijos <3

    BLOG OCEANOS DE IDEIAS

    INSTAGRAM OCEANOS DE IDEIAS

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso deste post! Espero que 2017 te reserve mais aprendizagens e boas conquistas :)
    Já sigo o blog, gostava que visitasses o meu,eheh
    Beijinhos!

    missweetie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Sua maneira de pensar é bem interessante e admiro muito isso servir de aprendizado pra ti, espero que teu ano seja maravilhoso, e cá entre nos 2016 não foi um bom ano mesmo não haha!

    http://analununesc.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Gostei bastante desta tua publicação, é super interessante!
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar

© Daily Pursuits. Design by Fearne.