Beleza // 7 Motivos Para Comprar Produtos Cruelty Free

Lisboa, Portugal
Nos últimos tempos comecei a interessar-me mais por assuntos mais sustentáveis e como vocês sabem (se já me seguem por aqui há algum tempo) eu pretendo chegar a um estilo de vida mais minimalista.

As questões de sustentabilidade, minimalismo e veganismo acabam por andar de mãos dadas e como tal, era impossível que nesta jornada não chegasse aos testes em animais e à mudança para cosméticos cruelty free. Para quem não sabe, produtos ou marcas cruelty free são, de forma sucinta, aquelas em que a sua manufactura e desenvolvimento não envolvem testes em animais.


Por isso, hoje faço uma reflexão sobre 7 motivos por que deixei de comprar produtos testados em animais:


1. O homem e o animal são geneticamente diferentes;

2. Existem alternativas devido aos avanços tecnológicos que permitem que a produção de cosméticos e outros produtos não sejam testados em animais, como por exemplo os testes in vitro que são bastante mais eficazes - podem ler mais sobre alternativas aos testes em animais neste artigo da PETA;

3. É desnecessário continuar a realizar testes em animais quando há uma lista com mais de 7000 produtos que já provaram ser seguros;

4. Animais de laboratório são animais e também utilizam cães e gatos nos testes (já toca na ferida?);


5. Existem centenas de marcas que não testam em animais (em Portugal confesso que não é fácil de encontrar tudo num aí mas prometo que vou dar essa ajuda por aqui) e há uma grande parte a preços bastante acessíveis como por exemplo a KIKO;

6. Como as opções de escolha acabam por ser reduzidas vamos acabar por comprar menos e ter um consumo mais consciente - deixamos de comprar por impulso porque vamos precisar de pesquisar um pouco antes de comprar;

7. Experimentem dividir os vossos cosméticos em testados e não testados em animais, no meu caso a pilha de produtos testados era tão grande que eu caí numa realidade triste (nem a pasta de dentes se safou).

A minha primeira divisão foi há mais ou menos 3 semanas e eu tive vontade de chorar. Depois disto até escolher o desodorizante se tornou numa tarefa com mais consciência.

Embora na UE, Noruega, Israel e Índia se tenham proibido os testes em animais, 80% dos países no mundo não têm qualquer lei em que se proíbam os mesmos. O grande problema, para quem não sabe, reside na China que é um dos maiores mercados mundiais e que testam todos os produtos antes de entrarem no mercado. Desta forma marcas bastante conhecidas como a MAC e mais recentemente a Nars acabam por perder a sua garantia Cruelty Free. 

Falo da minha parte e da parte de algumas pessoas que ultimamente decidiram o mesmo, tudo muda quando sabemos um pouco mais e quando nos informamos, mas tentem não mandar nenhum dos vossos produtos fora (isto é muito importante) porque assim vamos evitar o desperdício. Por isso usem todos os vossos produtos até ao fim e façam escolhas mais conscientes no futuro.

Qual é a vossa opinião sobre o assunto? Beijinhos e não se esqueçam de me seguir nas redes sociais (Facebook Instagram Bloglovin Pinterest).

Nota: Um dia não me importei com nada disto e o sofrimento dos animais passava-me bem ao lado. Para todos aqueles que me vão acusar de hipocrisia por comer produtos de origem animal só digo que a mudança tem de começar por algum lado. Não quero com esta publicação criar algum tipo de controvérsia, apenas dar a minha perspectiva e o porquê de eu ter mudado a minha opinião.

1 comentário

  1. excelente artigo! É triste perceber que ainda existe imensas marcas a testar animais em prol da beleza :s
    http://voltaemeiaa.blogspot.pt

    ResponderEliminar

© Daily Pursuits. Design by Fearne.