Lifestyle // Dicas Para Organizar A Vida Digital

Lisboa, Portugal
Ontem foi o meu dia de fazer um escolha/limpeza a parte da minha vida digital! Uma grande parte da jornada minimalista incluí o desapego das coisas mas nessas coisas também está incluída a nossa vida digital que é conveniente andar organizada. "Agora é que ficou maluca, como é que se organiza uma vida digital?"

Eu sou uma pessoa extremamente digital, confesso! Um dos meus maiores defeitos é a quantidade de tempo que passo agarrada ao meu telefone ou ao meu tablet fora do trabalho. Tenho sempre alguma coisa para ver ou fazer, seja confirmar o email ou as redes sociais, ouvir música ou tirar fotografias...

https://daily-pursuits.blogspot.pt/

Organizarmos a nossa vida digital e apagar tudo aquilo que não nós faz falta tem de ser algo que devemos fazer pelo menos uma vez por mês para não deixar acumular uma quantidade de coisas insignificantes e aumentar a nossa produtividade.

1. Limpar o Email

Isto de gerir três contas de email (pessoal, profissional e blogue) não é propriamente o mais fácil e neste aspecto se eu não tomar cuidado a minha caixa de entrada depressa passa do 0 para os 300 (spam e newsletters a toda a hora não ajudam) e por isso isto acaba por se tornar mais uma tarefa diária do que mensal.

Para limpar o meu email o que costumo fazer é esvaziar o lixo e o spam, desactivar subscrições de newsletters que já não me interessam, eliminar ou arquivar todas as mensagens depois de lidas, organizar as mensagens por temáticas e eliminar os rascunhos.

2. Organizar os Favoritos e Listas de Leitura do Browser 

Pessoas que colocam tudo nos favoritos para ler depois, adicionem-me!!! Isto é um mal geral certo? Não pode ser um problema só meu pensar "depois já leio quando tiver mais tempo, vou deixar nos favoritos" e quando damos por nós temos uma quantidade de paginas guardadas sem qualquer propósito.

Tirem uns minutos para ler aquilo que realmente vos interessar no dia em que tiverem a limpar e apaguem tudo aquilo que não vos vai acrescentar mais nada no futuro e tudo o resto organizem por pastas na barra de marcadores.

3. Ambiente de Trabalho

Já todos tivemos os nossos momentos de ambiente de trabalho desorganizado certo? O meu conselho é apagarem tudo aquilo que já não necessitam e organizarem os vosso ambiente de trabalho com fundos com pequenos separadores assim dentro deste estilo:



Podem sempre encontrar mais fundos deste género, sem terem que criar o vosso no Pinterest.

4. Redes Sociais

Quem como eu utiliza o Facebook desde 2009 tem um monte de tralha digital ali acumulada! Desde fotografias a publicações sem sentido nenhum (ou pelo menos sem sentido no momento presente). Uma grande ajuda para mim têm sido as memórias do Facebook, todos os dias trazem ao presente aquelas coisas que queremos e temos mesmo de eliminar embora com a consciência que uma vez online, para sempre online...

Fora o truque das memórias, volta e meia dou por mim a apagar fotografias, publicações variadas e a remover amizades de pessoas que não acrescentam nada na nossa vida. O mesmo com os seguidores do Instagram, se não me acrescentam nada ou me fazem sentir mal comigo mesma dou um unfollow (isto fica tema para uma outra publicação).

5. Telefone

Quem nunca deu por si a tentar arranjar espaço para mais uma ou outra fotografia que atire a primeira pedra!! Eu sou menina para fotografar até o talão do bilhete de metro com medo de o perder e com a quantidade de histórias que faço para o Instagram dou por mim a ter uma quantidade de lixo nas fotografias.

As dicas para organizar o telefone são para além de uma constante limpeza das fotografias é eliminar as aplicações que não utilizamos. Não vale a pena ficar com aplicações a ocupar espaço se não utilizamos, é para eliminar e se voltarmos a precisar é só voltar a fazer o download (não vale a pena o apego ok?)

https://daily-pursuits.blogspot.pt

E vocês costumam manter a vossa vida digital organizada? Beijinhos e não se esqueçam de me seguir nas redes sociais (Facebook Instagram Bloglovin Pinterest).

Enviar um comentário

© Daily Pursuits. Design by Fearne.